Você está emBrisanet Relações com Investidores
Brisanet
Relações com Investidores

Conselho, Diretoria e Comitês

Conselho de Administração

João Paulo Estevam

João Paulo Estevam

Presidente do Conselho
Eleito em 27/05/2021
38 anos, nascido na cidade de Pereiro, interior do Ceará, carrega desde cedo uma notável intuição para os negócios. Em 1996, mudou-se para São José dos Campos (SP), onde desenvolveu suas habilidades em informática, telecomunicações e empreendedorismo. Em 2004 passou a integrar o quadro de diretores da empresa. Desde então, João tem contribuído nas decisões tecnológicas, na ampliação da infraestrutura e demais temas estratégicos que trouxeram a companhia a um patamar de destaque no seu segmento. Atualmente, João Paulo é Sócio-Diretor de Tecnologia e Operações do Grupo Brisanet, além membro do Conselho de Administração. O empresário também é Sócio-Fundador da Agility Gestão de Frotas, Sócio-Investidor da Rede de Supermercados Nosso Atacarejo, entre outros investimentos. Possui formação técnica em telecomunicações e tecnólogo em administração.
José Roberto Nogueira

José Roberto Nogueira

Membro do Conselho
Eleito em 27/05/2021
55 anos, é natural de Pereiro, interior do CE. Desde cedo promoveu inovação frente às adversidades encontradas. Ao deixar o Nordeste, o autodidata foi buscar em São José dos Campos (SP) conhecimento e capital para iniciar sua carreira no empreendedorismo. Em sua passagem pela cidade, pôde realizar o seu grande sonho de trabalhar na Embraer, onde adquiriu habilidades e competências. Graças a sua notável capacidade de avançar em diferentes projetos simultaneamente, fundou em 1990 a Windstar informática e iniciou algumas atividades no nordeste em parceria com seus irmãos e sócios. Em 1996, já fora da Embraer, passou a fazer os primeiros testes do que viria a ser a Brisanet Telecomunicações, projeto que entrou em operação de fato em 1998, na sua cidade natal. Entusiasta do poder transformador da conectividade, Roberto juntamente com os sócios-diretores, Jordão Estevam e João Paulo Estevam, seguem ultrapassando paradigmas ao levar conexão de qualidade do interior às grandes capitais nordestinas. Após mais de duas décadas desde sua fundação, a Brisanet se consagra como uma das operadoras de internet que mais crescem no mercado das telecomunicações. Fundador, Sócio-Diretor Administrativo Financeiro, CEO e membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet, o empresário também é Sócio-Diretor da Nossa Fruta Brasil, entre outros investimentos. Possui formação técnica em eletrônica, curso em rádio tv e conhecimentos avançados em rádio frequência, tendo conhecido vários países no exterior, inclusive com aspectos econômicos (Estados Unidos, China, França, Itália , Dubai e Argentina), além de participações em inúmeros congressos, seminários e encontros no Brasil e exterior, envolvendo os setores da agroindústria, telecomunicações, informática, eletromecânica e energias renováveis, atuando em alguns deles como palestrante. Atuou no desenvolvimento, implementação e operação do primeiro projeto e operação de internet via rádio no Brasil; bem como no desenvolvimento, fabricação e comercialização de antenas parabólicas para recepção de tv via satélite e internet via rádio. Além disso, atuou também no desenvolvimento de soluções eletrônicas para diversos sistemas de monitoramento; no desenvolvimento de equipamentos para estabilidade de energia convencional, de soluções com energias renováveis (solar e eólica) e no desenvolvimento e na construção de infraestrutura de rede de telecomunicações: backbone, backholl, e gerenciamento em compartilhamento do spectro (rádio frequência) na última milha.
José Romário Fernandes Pinheiro

José Romário Fernandes Pinheiro

Membro do Conselho
Eleito em 27/05/2021
Diretor, integra o quadro do Grupo Brisanet desde 2007. Romário tem mais de 13 anos de experiência profissional e, também, é membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet. Graduado em Ciências Econômicas pela UERN/RN, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, pela FGV, MBA em Finanças pela AIEC, além de Auditoria e Planejamento Tributário, pela FAS. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas funções no Grupo Brisanet, tais como: Coordenador de Almoxarifado, Chefe do Departamento de Importações, Analista e Gerente Financeiro responsável pelo planejamento financeiro, captação de empréstimos e financiamentos, projetos de viabilidade financeira junto ao BNDES, BNB, tendo também coordenado a elaboração do projeto para emissão de debêntures incentivadas aprovada pelo Ministério das Comunicações, além de atuar na gestão do Jurídico. Ingressou na companhia como Auxiliar de Almoxarife, onde passou por diversas áreas e funções até assumir a posição atual.
João Paulo de Araújo Queiroz

João Paulo de Araújo Queiroz

Membro do Conselho
Eleito em 27/05/2021
Gerente Executivo de Controladoria, integra o quadro do Grupo Brisanet desde 2012. Responsável pela gestão da contabilidade, fiscal, tributário, incluindo também o administrativo, departamento pessoal e relações sindicais. João iniciou sua carreira na área de atendimento, passou pela área comercial em 2013 e em 2014 assumiu o projeto de internalizar a contabilidade, até então realizada por um escritório de contabilidade externo. Em paralelo, liderou o projeto de implementação do SAP Business One, onde os dois projetos entraram em produção no final de 2015. Lidera as auditorias contábeis externas iniciadas em 2015, sendo realizada por Big Four desde 2018. Liderou o projeto de migração do ERP para a versão SAP HANA S4 em 2019. Membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet, foi graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estadual do Rio Grande do Norte; cursou especialização em Auditoria e Planejamento Tributário, pela FAS, onde está em fase final para obtenção do título; além de estar cursando a última disciplina do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Potiguar, nascido em São Miguel, tem 28 anos.
Igor Nascimento Barbosa

Igor Nascimento Barbosa

Membro do Conselho
Eleito em 27/05/2021
Gerente Executivo de Engenharia, integra o quadro do Grupo Brisanet desde 2010. Igor tem mais de 15 anos de experiência profissional e, também, é membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Potiguar - UNP. Ingressou no Grupo Brisanet como prestador de serviços, assumindo, posteriormente, a Gerência Executiva. Foi responsável pela elaboração dos primeiros projetos de rede GPON no Grupo Brisanet. Atualmente, gerencia o núcleo de engenharia, estando a frente dos projetos de expansão de infraestrutura em rede de fibra óptica. Com amplo conhecimento técnico, colaborou com o desenvolvimento da topologia de rede usada pela empresa, além de disseminar e apoiar o aprimoramento da cultura de gerenciamento de projetos na área operacional e em outras áreas da empresa. Cearense, nascido em Fortaleza, tem 41 anos.
Geraldo Luciano Mattos Júnior

Geraldo Luciano Mattos Júnior

Membro Independente do Conselho
Eleito em 27/05/2021
Integrou os quadros do Grupo M. Dias Branco entre os anos de 1995 e 2019, tendo ocupado nos últimos anos, a Vice-Presidência de Investimentos e Controladoria e a Diretoria de Relações com Investidores S.A. Lá iniciou, em 1995, no cargo de Diretor Financeiro do Banco Equatorial. No ano 2000, ingressou na M. Dias Branco exercendo a função de Assessor da Diretoria, cargo que ocupou até 2003, quando foi nomeado Diretor de Finanças. Na M. Dias Branco, coordenou todos os processos de aquisição de empresas, liderou o processo de abertura de capital da companhia, listada no Novo Mercado em 2006 e participou da estruturação da governança da empresa. No período de 1977 a 1995, compôs os quadros do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, tendo ingressado por concurso público, onde, dentre outras, exerceu as funções de Assessor da Presidência, Chefe do Departamento de Mercado de Capitais e Diretor Executivo da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB. Em 1994, foi cedido ao Governo do Estado do Ceará, onde exerceu a função de Diretor Financeiro e de Câmbio do Banco do Estado do Ceará, até o ano de 1995. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, em 1985, graduou-se também em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 1998, e adquiriu o grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), em 1993. Integra o Conselho de Administração das empresas HAPVIDA, Cerâmica Portobello e o Conselho Consultivo da USIBRAS. Participou do Conselho de Administração das empresas: Companhia Industrial de Cimento Apodi, Terminal Portuário Cotegipe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE. Preside o Comitê de Fusões e Aquisições da empresa HAPVIDA. Professor de disciplina na área financeira em instituições de ensino superior e empresas privadas. Cearense, nascido em Fortaleza, tem 57 anos.
Moacy de Freitas Melo

Moacy de Freitas Melo

Membro Independente do Conselho
Eleito em 27/05/2021
É Diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura há nove anos. Moacy tem mais de 30 anos de experiência profissional e é graduado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga/SP, com Mestrado em Controladoria pela PUC-SP, MBA em Finanças pelo IBMEC, além de Especialização em Direitos Tributário pela Facinter, Direito Econômico Empresarial pela FGV e Gestão de Pessoas pela FIA/USP. Já atuou em diversas áreas da Baterias Moura, a exemplo de Controladoria, Jurídico, Fiscal Tributário e Auditoria Interna. Ingressou na empresa como mecanógrafo em 1985 e passou por diversas áreas e funções até assumir o cargo de Diretor há onze anos. Possui vasta experiência com estruturação de governança corporativa e da gestão, processos sucessórios, planejamento sucessório e patrimonial. Atua como mentor no projeto Endeavor de aceleração de empresas e Diretor Executivo da JAPE (Junior Achievement Pernambuco), instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora. Conselheiro da ABRH-PE, além de padrinho dos comitês de pessoas e integrante de diversos outros comitês de apoio ao Conselho de Administração no Grupo Moura. Pernambucano, nascido em Recife, tem 55 anos.

Comitê de Auditoria

Geraldo Luciano Mattos Júnior

Eleito em 31/05/2021
Integrou os quadros do Grupo M. Dias Branco entre os anos de 1995 e 2019, tendo ocupado nos últimos anos, a Vice-Presidência de Investimentos e Controladoria e a Diretoria de Relações com Investidores S.A. Lá iniciou, em 1995, no cargo de Diretor Financeiro do Banco Equatorial. No ano 2000, ingressou na M. Dias Branco exercendo a função de Assessor da Diretoria, cargo que ocupou até 2003, quando foi nomeado Diretor de Finanças. Na M. Dias Branco, coordenou todos os processos de aquisição de empresas, liderou o processo de abertura de capital da companhia, listada no Novo Mercado em 2006 e participou da estruturação da governança da empresa. No período de 1977 a 1995, compôs os quadros do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, tendo ingressado por concurso público, onde, dentre outras, exerceu as funções de Assessor da Presidência, Chefe do Departamento de Mercado de Capitais e Diretor Executivo da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB. Em 1994, foi cedido ao Governo do Estado do Ceará, onde exerceu a função de Diretor Financeiro e de Câmbio do Banco do Estado do Ceará, até o ano de 1995. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, em 1985, graduou-se também em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 1998, e adquiriu o grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), em 1993. Integra o Conselho de Administração das empresas HAPVIDA, Cerâmica Portobello e o Conselho Consultivo da USIBRAS. Participou do Conselho de Administração das empresas: Companhia Industrial de Cimento Apodi, Terminal Portuário Cotegipe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE. Preside o Comitê de Fusões e Aquisições da empresa HAPVIDA. Professor de disciplina na área financeira em instituições de ensino superior e empresas privadas. Cearense, nascido em Fortaleza, tem 57 anos.

Eliardo Araújo Lopes Vieira

Eleito em 31/05/2021
Eliardo Vieira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), cursou Administração na Universidade Federal do Ceará, LLM em Direito Empresarial pelo IBMEC, MBA em finança pela FIA-USP e MBA em Desafios Organizacionais, Tendências, Tecnologia, China (ELOS): BMI – Blue Management Institute (SP). Eliardo atuou como Sócio de Auditoria por 10 anos, quando foi Líder de Mercados da KPMG para a região Norte e Nordeste. Atualmente é sócio da Consultoria Arêa Leão e atua no Conselho Fiscal da Aéris (AERI3) e é Vice-Presidente do IBEF-CE.

Eduardo Luiz Rota

Eleito em 07/08/2021
Eduardo Luiz Rota é graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, em 2000, graduou-se também em Ciências Contábeis pela Trevisan Escola de Negócios, em 2007, e possui cursos de especialização em Finanças, Gestão Estratégica e Governança Corporativa pela FGV. Atuou por dois anos, de 2009 a 2011, como Sócio-Diretor de Auditoria na BDO Trevisan, onde iniciou a carreira como Trainee nos anos 2000, como Diretor de Controladoria na Minerva S/A, de 2011 a 2013, e atualmente é Sócio-Diretor responsável pela prática de Consultoria Empresarial na VACC – Verdus Auditoria Consultoria Contabilidade, onde atua desde 2013. Tem experiência em comitês e conselhos, sendo membro desde 2020 do Comitê de Auditoria Estatutário da Aeris Energy S/A e desde 2021 do Comitê de Auditoria Estatutário da TC Traders Club S/A.

Comitê de Pessoas

Moacy de Freitas Melo

Eleito em 31/05/2021
Moacy Freitas, membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet, é Diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura há nove anos. Moacy tem mais de 30 anos de experiência profissional e é graduado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga/SP, com Mestrado em Controladoria pela PUC-SP, MBA em Finanças pelo IBMEC, além de Especialização em Direitos Tributário pela Facinter, Direito Econômico Empresarial pela FGV e Gestão de Pessoas pela FIA/USP. Já atuou em diversas áreas da Baterias Moura, a exemplo de Controladoria, Jurídico, Fiscal Tributário e Auditoria Interna. Ingressou na empresa como mecanógrafo em 1985 e passou por diversas áreas e funções até assumir o cargo de Diretor há onze anos. Possui vasta experiência com estruturação de governança corporativa e da gestão, processos sucessórios, planejamento sucessório e patrimonial. Atua como mentor no projeto Endeavor de aceleração de empresas e Diretor Executivo da JAPE (Junior Achievement Pernambuco), instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora. Conselheiro da ABRH-PE, além de padrinho dos comitês de pessoas e integrante de diversos outros comitês de apoio ao Conselho de Administração no Grupo Moura. Pernambucano, nascido em Recife, tem 55 anos.

Marcela Guimarães Abelenda

Eleita em 31/05/2021
Marcela Guimarães Abelenda é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, cursou MBA em Planejamento e Gestão Organizacional pela FCAP/UPE e MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Atuou por quase três anos no Grupo ASA e, posteriormente, cerca de nove anos no Grupo Queiroz Galvão, onde ingressou como Trainee, permaneceu por cerca de três anos atuando em grandes obras no Brasil e por mais seis anos no mercado internacional, tendo ocupado por último a posição de Gerente Corporativa de RH para a QGMI - Queiroz Galvão Mercado Internacional, com atuação para as Américas, África e Europa. Atualmente, atua como Diretora de Pessoas no Grupo Brisanet.

Pedro Sales Estevam

Eleito em 31/05/2021
O Sr. Pedro Sales Queiroz Estevam, é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Cariri, com experiência em desenvolvimento de cultura de gestão de resultados. Atuou como diretor administrativo na GPS Distribuidora, onde elaborou projetos de otimização de custos das operações da GPS Distribuidora, bem como colaborou para a definição do plano de gestão do grupo GPS. Atualmente o Sr. Pedro Sales Queiroz Estevam é gerente de gestão estratégica da Companhia, com o objetivo de planejar processos de melhoria nas operações da Companhia; disseminar uma cultura de resultados e acompanhar o plano de gestão de resultados da Companhia.

Diretoria

José Roberto Nogueira

Diretor-Presidente
Eleito em 31/05/2021
55 anos, é natural de Pereiro, interior do CE. Desde cedo promoveu inovação frente às adversidades encontradas. Ao deixar o Nordeste, o autodidata foi buscar em São José dos Campos (SP) conhecimento e capital para iniciar sua carreira no empreendedorismo. Em sua passagem pela cidade, pôde realizar o seu grande sonho de trabalhar na Embraer, onde adquiriu habilidades e competências. Graças a sua notável capacidade de avançar em diferentes projetos simultaneamente, fundou em 1990 a Windstar informática e iniciou algumas atividades no nordeste em parceria com seus irmãos e sócios. Em 1996, já fora da Embraer, passou a fazer os primeiros testes do que viria a ser a Brisanet Telecomunicações, projeto que entrou em operação de fato em 1998, na sua cidade natal. Entusiasta do poder transformador da conectividade, Roberto juntamente com os sócios-diretores, Jordão Estevam e João Paulo Estevam, seguem ultrapassando paradigmas ao levar conexão de qualidade do interior às grandes capitais nordestinas. Após mais de duas décadas desde sua fundação, a Brisanet se consagra como uma das operadoras de internet que mais crescem no mercado das telecomunicações. Fundador, Sócio-Diretor Administrativo Financeiro, CEO e membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet, o empresário também é Sócio-Diretor da Nossa Fruta Brasil, entre outros investimentos. Possui formação técnica em eletrônica, curso em rádio tv e conhecimentos avançados em rádio frequência, tendo conhecido vários países no exterior, inclusive com aspectos econômicos (Estados Unidos, China, França, Itália , Dubai e Argentina), além de participações em inúmeros congressos, seminários e encontros no Brasil e exterior, envolvendo os setores da agroindústria, telecomunicações, informática, eletromecânica e energias renováveis, atuando em alguns deles como palestrante. Atuou no desenvolvimento, implementação e operação do primeiro projeto e operação de internet via rádio no Brasil; bem como no desenvolvimento, fabricação e comercialização de antenas parabólicas para recepção de tv via satélite e internet via rádio. Além disso, atuou também no desenvolvimento de soluções eletrônicas para diversos sistemas de monitoramento; no desenvolvimento de equipamentos para estabilidade de energia convencional, de soluções com energias renováveis (solar e eólica) e no desenvolvimento e na construção de infraestrutura de rede de telecomunicações: backbone, backholl, e gerenciamento em compartilhamento do spectro (rádio frequência) na última milha.

João Paulo Estevam

Diretor Operacional
Eleito em 31/05/2021
38 anos, nascido na cidade de Pereiro, interior do Ceará, carrega desde cedo uma notável intuição para os negócios. Em 1996, mudou-se para São José dos Campos (SP), onde desenvolveu suas habilidades em informática, telecomunicações e empreendedorismo. Em 2004 passou a integrar o quadro de diretores da empresa. Desde então, João tem contribuído nas decisões tecnológicas, na ampliação da infraestrutura e demais temas estratégicos que trouxeram a companhia a um patamar de destaque no seu segmento. Atualmente, João Paulo é Sócio-Diretor de Tecnologia e Operações do Grupo Brisanet, além membro do Conselho de Administração. O empresário também é Sócio-Fundador da Agility Gestão de Frotas, Sócio-Investidor da Rede de Supermercados Nosso Atacarejo, entre outros investimentos. Possui formação técnica em telecomunicações e tecnólogo em administração.

Jordão Estevam Nogueira

Diretor Comercial
Eleito em 31/05/2021
Jordão Estevam, natural de Pereiro (Ceará) e possui graduação de Tecnólogo em Eletrônica pela UNIVAP (SP). Observador assíduo dos acontecimentos cotidianos, sua história no empreendedorismo começou cedo, com apenas 12 anos de idade, na zona rural de sua cidade. Aos 15 mudou-se para São José dos Campos (SP), onde passou a ter contato com o mundo tecnológico, iniciando sua carreira como notório negociador. Atualmente, Jordão é sócio e diretor comercial do Grupo Brisanet, além de sócio-fundador da Agility Gestão de Frotas, sócio-investidor da rede de supermercados Nosso Atacarejo, entre outros investimentos, desempenhando assim um papel fundamental de qualificar a diretriz comercial na companhia.

Luciana Paulo Ferreira

Diretora de Relações com Investidores
Eleita em 31/05/2021
A Sra Luciana Paulo Ferreira é Diretora de Relações com Investidores e integra o quadro do Grupo Brisanet desde março de 2021. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de controle gerencial, análise de desempenho, operações financeiras internacionais de dívida e de equity e representação/atendimento a acionistas/investidores, além de possuir quase 10 anos de experiência em corporate e project finance e mais de 15 anos de experiência na coordenação e gerenciamento de equipes multifuncionais. Graduada em Administração de Empresas pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, adquiriu o título de Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD. Foi Diretora de Relação com Investidores na Cia Siderúrgica Nacional, na Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Ambiental e na Algar Telecom. Foi conselheira do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores de Janeiro de 2010 a dezembro de 2013.

José Romário Fernandes Pinheiro

Diretor
Eleito em 07/07/2021
Diretor, integra o quadro do Grupo Brisanet desde 2007. Romário tem mais de 13 anos de experiência profissional e, também, é membro do Conselho de Administração do Grupo Brisanet. Graduado em Ciências Econômicas pela UERN/RN, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, pela FGV, MBA em Finanças pela AIEC, além de Auditoria e Planejamento Tributário, pela FAS. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas funções no Grupo Brisanet, tais como: Coordenador de Almoxarifado, Chefe do Departamento de Importações, Analista e Gerente Financeiro responsável pelo planejamento financeiro, captação de empréstimos e financiamentos, projetos de viabilidade financeira junto ao BNDES, BNB, tendo também coordenado a elaboração do projeto para emissão de debêntures incentivadas aprovada pelo Ministério das Comunicações, além de atuar na gestão do Jurídico. Ingressou na companhia como Auxiliar de Almoxarife, onde passou por diversas áreas e funções até assumir a posição atual.
Última atualização em 10 de agosto de 2021