2022

Relatório de

Sustenta
bilidade

Role para baixo para ver mais

MENSAGEM DO CEO

A história da Brisanet é pautada pela habilidade de conectar pessoas. Nascemos com o sonho de trazer conectividade para pequenas cidades, vilas e distritos onde sequer havia meios de comunicação, como o telefone fixo. É por isso que, ao longo dos anos, a Brisanet se especializou e adquiriu experiência em levar as melhores tecnologias do mundo para locais economicamente inviáveis. Engajados nesta missão e cientes da nossa responsabilidade socioambiental, buscamos acelerar a criação de ações alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável.

A trajetória da nossa Companhia em 2022 foi marcada por importantes iniciativas e projetos estratégicos. A empresa reduziu custos, melhorou o desempenho e a saúde financeira, realinhou preços e otimizou investimentos. O ano também foi marcado pelo início da estruturação da nova rede 5G e consolidação do serviço de fibra óptica. Ao todo, ativamos 34 novas cidades com o serviço de fibra óptica e apresentamos o maior crescimento em adições líquidas orgânicas, conquistando 256,8 mil novos clientes.

No âmbito interno, o ano foi marcado pela promoção de diversas ações, como: o lançamento da plataforma de engajamento interno, o Universo Brisa; a realização de campanhas de endomarketing; e a promoção de iniciativas de saúde e segurança no trabalho. Alinhado a essas questões, a nossa marca empregadora promoveu muitas oportunidades centradas na mão de obra, especialmente de jovens, proporcionando a inserção de milhares deles no mercado de trabalho.

No tocante às práticas ESG, iniciamos importantes compromissos no ano de 2022, dentre eles: o monitoramento dos indicadores relacionados ao consumo de água na sede da Companhia; a criação do Comitê de Sustentabilidade; a formação da equipe responsável pela gestão de energia; e a organização da gestão de resíduos gerados em nossas operações.

O nosso compromisso é fortalecido conforme consolidamos as estratégias de negócio. Neste ano, o objetivo é dar continuidade às campanhas sociais já existentes, como é o caso das campanhas de doação de alimentos e apoio às instituições sociais, ao passo que iremos implantar novos e importantes projetos: a elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE); transição de parte da matriz energética para energia renovável; criação de um instituto; e realização de capacitações para a comunidade.

Entendemos que a sustentabilidade é uma jornada e, nesse sentido, estamos empenhados em investir em práticas empresariais que garantam cada vez mais uma maior responsabilidade socioambiental da nossa instituição.

O desafio é grande, mas estamos prontos para fazer história em 2023, um ano que será marcado pelo lançamento do 5G e a nossa estreia como nova operadora móvel do Brasil. Agora, mais do que nunca, estaremos focados em consolidar os novos serviços e fortalecer a cultura interna na busca de um ambiente mais inclusivo, diverso e sustentável.

DESTAQUES 2022

1,1 milhão

de clientes atendidos

7 capitais

e região metropolitana atendidas no NE

Mais de

110 lojas

34 novos municípios

de clientes atendidos

257 mil

novos clientes em 2022

R$ 857 milhões

investidos

Canal de vendas que mais se destacou foi: porta a porta (PAP) representando 31,20% do total de instalações gerais do ano de 2022.

Aumento
expressivo
do lucro
líquido

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS DO ANO

Prêmio Equilibrista

O Prêmio Equilibrista reconhece os melhores executivos e empresários que fazem a diferença no cenário econômico. Em maio de 2022, fomos vencedores do Prêmio Empresa Padrão, que reconhece as principais empresas que tiveram destaque no Ceará pelo crescimento e pelas boas práticas de gestão.

Prêmio Canaltech

Em março de 2022, fomos eleita a Melhor Banda Larga Fixa do Brasil por votação popular no 5º Prêmio Canaltech. A escolha dos vencedores acontece por meio de uma votação dos júris técnico e popular, que selecionam de forma criteriosa as melhores marcas, produtos e serviços do mercado nacional.

Ranking Valor 1000

Em 2022 entramos para o ranking “Valor 1000”. Divulgada anualmente pelo jornal “Valor Econômico”, a lista elenca as mil maiores empresas do Brasil. O anuário apresenta os destaques de diversos setores de atuação e fomos destaque dentre as empresas de “TI e Telecom”.

Reconhecimento do Ministério das Comunicações

Em dezembro de 2022, o CEO do Grupo Brisanet, José Roberto Nogueira, foi homenageado durante a cerimônia “5G Brasil – o legado de um país conectado”, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Roberto recebeu das mãos do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, a placa em honra às contribuições da Brisanet para o avanço da tecnologia móvel 5G no país.

Prêmio Melhor

O Prêmio Melhor Plano é promovido pelo site Minha Conexão com o objetivo de eleger os provedores que mais entregaram qualidade aos seus clientes, seja na performance de velocidade de internet ou na satisfação do serviço. A edição de 2022 elegeu a Brisanet como a “Melhor Provedora” de internet dos estados de Alagoas e Ceará. Já na edição de 2023, fomos a operadora regional de maior destaque no país a vencer em seis estados na categoria de “Melhor Velocidade”: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2017

1º lugar em satisfação no CE.

2018

1º lugar em satisfação no CE e RN.

2019

1º lugar em satisfação no CE, RN e PB e 1º na região nordeste.

2020

1º lugar em satisfação no Brasil e 1º lugar no CE, PB, PE e RN.

2021

1º lugar no AI, CE, PB, PE e RN.

•A partir de 2021 os dados são computados somente por Estado, o Ranking é por UF.

SELO DE EXCELÊNCIA DO RECLAME AQUI

O Selo RA1000 foi criado com o objetivo de destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame Aqui. Companhias que possuem este selo demonstram aos consumidores seu compromisso com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, seus produtos e serviços.

CONSTRUÇÃO DA MATERIALIDADE

A materialidade é um conceito fundamental na elaboração de um relatório de sustentabilidade, e se refere à identificação e avaliação dos temas ou aspectos econômicos, ambientais e sociais que são relevantes e impactam significativamente nossas operações e stakeholders.

Principais stakeholders da Brisanet

Ações de engajamento juntos aos stakeholders

Valorizamos o bom relacionamento com nossos diversos públicos com os quais interagimos, tanto internos como externos, e para isso, instituímos diversos canais de comunicação com o objetivo de promover um diálogo ético e transparente. Essas ferramentas dão suporte e abertura para tratativas específicas, mas também para dúvidas, feedbacks e parcerias com a sociedade como um todo.

Lançada em 2022, a Universo Brisa é uma plataforma de integração, engajamento e serviços do RH do Grupo Brisanet. Um espaço criado para aproximar: a cultura, as pessoas, o conhecimento, a informação, ou seja, tudo que nos conecta.

Nesta plataforma, os colaboradores podem:
• Se comunicar facilmente;
• Informar-se dos principais acontecimentos da organização;
• Acessar serviços de RH, Departamento pessoal, TI e outros;
• Compartilhar o dia a dia na empresa em rede social exclusiva;
• Reconhecer colegas e lideranças;
• Dar e receber feedbacks

Desenvolvimento Sustentável

Direcionados pelas diretrizes da GRI, atravessamos um processo de elaboração da nossa materialidade.
A listagem de impactos foi construída através de análise interna para identificar os impactos que teriam o maior potencial de significância, somados à opinião dos nossos principais stakeholders, consultados a partir da realização de pesquisa on-line.

Temas Materiais
ODS

Confiabilidade e relação com clientes

Conformidade com leis e regulamentos

Desempenho econômico-financeiro

Saúde, bem-estar e gestão dos colaboradores

Governança corporativa

Inclusão digital e acesso à conectividade

Eficiência energética

Inovação e tecnologia

Investimento em infraestrutura

Principais Objetivos

A BRISANET

Somos uma empresa privada do setor de telecomunicações, com um ramo da atuação que contempla o projeto, a implantação e manutenção de redes de sistemas de comunicações (redes telefônicas, televisivas, emissoras de rádio, internet e outros).

Fundada pelo empreendedor José Roberto Nogueira em 1998 na cidade de Pereiro, região semiárida cearense, surgiu com o intuito de prover internet de qualidade e com preço acessível a todo interior nordestino, buscando, assim, fomentar o desenvolvimento da cidade local e regiões próximas.

Onde estamos

Estamos presentes em 9 estados e 154 cidades no Nordeste brasileiro.

*Eleita a melhor operadora de Banda Larga Fixa em todos os estados em que foi pesquisada: Alagoas (8,50), Ceará (8,09), Paraíba (7,79), Pernambuco (8,47), Piauí (8,49), Rio Grande do Norte (8,34) e Sergipe (8,36).

Nossos serviços
e produtos

Somos uma empresa especializada na implementação de rede de fibra óptica e construção de estações rádio base, oferecendo serviços e produtos inovadores que impulsionam a conectividade e promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos.

GOVERNANÇA

A governança corporativa eficaz é essencial para garantir a transparência, a prestação de contas, a tomada de decisões estratégicas e desempenha um papel fundamental no funcionamento e no sucesso da nossa organização, tendo em vista a atuação da Brisanet em um setor tão dinâmico e altamente regulado.

Nossa estrutura de governança abrange uma série de práticas e políticas que visam garantir uma gestão ética e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, estabelecendo a base para o relacionamento entre nossos diversos stakeholders. Além disso, ela envolve a adoção de normativas claras e transparentes, estabelecimento de mecanismos de controle interno eficazes para garantir a conformidade com as regras e regulamentos do setor, a proteção dos direitos dos acionistas e a prevenção de práticas ilegais ou antiéticas que orientam o comportamento e a tomada de decisões dos colaboradores e da alta administração.

Diagrama de Governança Brisanet

Desempenho econômico

Em 2022, alcançamos mais um marco histórico: atingimos a impressionante marca de 1 milhão de assinantes. Contribuímos para conectar famílias, empresas e milhões de pessoas ao redor do mundo por meio dos nossos serviços, um valor que não pode ser medido. Ao longo do ano, conquistamos mais de 257 mil novos clientes, comprovando nossos esforços no crescimento orgânico do negócio.

Clientes

Receita líquida

Lucro líquido

Trabalhamos para que a nossa conexão seja
transformadora na vida das pessoas.

Social

Cultura de Pessoas

Acreditamos firmemente que as pessoas são a base do sucesso de qualquer empreendimento sustentável. Reconhecemos que, para atingir nossos objetivos ambientais, é essencial fomentar uma cultura organizacional que priorize o bem-estar, a diversidade e a equidade. Ao cultivarmos um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, estamos construindo alicerces sólidos para alcançar resultados positivos e duradouros.

Treinamentos

Na Brisanet, valorizamos o treinamento e o engajamento dos nossos colaboradores como elementos-chave para o crescimento sustentável da empresa. Investimos em programas abrangentes de capacitação, proporcionando mais de 66.000 horas de treinamentos externos e 60.000 horas de treinamentos internos em 2022.

Diversidade e Igualdade

Contagem de cor ou etnia

Contagem de orientação sexual

Taxa de novas contratações por gênero e faixa etária

Proporção Homens e Mulheres

Meio ambiente

Nossa política de sustentabilidade

Aprovada pelo Conselho de Administração, nossa Política de Sustentabilidade é uma referência conceitual e operacional que visa potencializar as práticas cotidianas com noções de sustentabilidade, as quais são traduzidas em ações concretas. O compromisso estruturante da política da Brisanet é a responsabilidade social, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. O conteúdo foi elaborado à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõem ações para a promoção de uma agenda de desenvolvimento que visa garantir um futuro melhor, baseado na responsabilidade coletiva, igualdade social, justiça ambiental e no nosso ideário e ações sociais.

Assim, temos orgulho em apresentar nossas 15 diretrizes ambientais.

Clique aqui e acesse nossa Política de Sustentabilidade.

Gestão de resíduos

Um compromisso com as melhores práticas. Conheça nossos avanços e aprendizados nesse período
• Reaproveitamento de equipamentos eletrônicos
• Faturas digitais
• Plataforma de assinatura digital
• Utilização dos cabos de fibra óptica na agricultura

Descobrindo a origem de nossas emissões

Levantamos e identificamos pela primeira vez todas as fontes de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em nossas operações. Elaboramos então, em parceria com uma consultoria especializada, nosso inventário de emissões de GEE, seguindo as diretrizes internacionais do GHG Protocol. Essa metodologia prevê a quantificação em 03 (três) escopos distintos:

Sobre o Greenhouse Gas Protocol

O GHG Protocol é um pacote de padrões, orientações, ferramentas e treinamentos para que empresas e governos mensurem e gerenciem as emissões de ação humana que são responsáveis pelo aquecimento global.

Conectando pessoas e diminuindo distâncias a partir de energia renovável

A partir do segundo semestre de 2023 iremos negociar livremente a demanda de consumo de energia com as empresas do setor elétrico, o que deverá nos proporcionar uma economia estimada de 40% da fatura de energia em alguns estados.